Nem só de bicicletas correm os chineses. Lá há espaço também para grandes surpresas automobilísticas, como o anúncio de um carro que vem com sistema de entretenimento customizado à base de Android 2.1, do Google.

A peça pioneira se chama Roewe 350 e começou a ser fabricada na semana passada pela montadora SAIC (Shanghai Automotive Industry Corporation).

Sua grande atração, ou a grande sorte do biscoitinho, é que o painel com o sistema operacional integra conectividade com internet 3G (via China Telecom 3G), GPS (2D e 3D), DVD, memória por cartão SD e, ainda, uma função de “walkie-talkie” para conversar com donos da mesma tecnologia, como se fossem bons vigilantes de trânsito.

O interessante (ou desanimador, para alguns) é que o sistema do carro, também chamado de Inkanet – uma combinação de palavras que, em chinês, resulta em “carro” + “internet” –, embora permita realizar chamadas telefônicas, navegar na web e assistir à vídeos, não possui compatibilidade o com o Android Market, o que lhe veta o acesso aos aplicativos oficiais do SO.

O preço do carro é avaliado em 20 mil dólares, mas, somando alguns pacotes de dados, é bem provável que, a longo prazo, os chineses gastem muito mais com o invento.

Só testando para saber se vale a pena. (Se alguém da SAIC estiver nos lendo, por favor, envie um exemplar para testes).

*As fotos, como vocês devem ter percebido, não nos pertence. Os créditos vão para o site chinês Xgo.com.cn
Fonte: Info/Abril