UNDUB é o diminutivo para a palavra UNDUBBING, que em uma tradução literal significa “desdublagem”, ou seja, substituição de dublagem.

Consiste num tipo de hack para jogos de videogames, que  modifica o conteúdo oficial de um jogo para coincidir com os audios e vozes de seu país de origem, mantendo os textos traduzidos do país em que o jogo foi localizado.

O candidato típico para um undub é um jogo japonês que foi publicado em os E.U.A. com o texto traduzido, as vozes são redubladas para o  inglês pela distribuidora responsável pela localização e sem opção de jogo para alterar o áudio de volta para seu idioma original, devido à falta de espaço na mídia ou por outro motivo em particular. O processo de undubbing consiste de engenharia reversa do conteúdo de ambas versões originais do jogo, localizar os arquivos de áudio dentro da ROM ou uma imagem de mídia óptica no jogo localizado (geralmente americano), e substitui-los com os dados de áudio a partir do original versão (versão japonesa).

Razões para undubbing

Dublagem é um negócio muito maior no Japão do que é atualmente em países de idioma inglês. No Japão é comum os dubladores de animes serem escalados pelas distribuidoras de jogos para conseguir uma dublagem de alto nível. Nos Estados Unidos, em contrapartida, os projetos de localização de voz geralmente têm orçamentos menores e não são normalmente feitas por celebridades, embora seja discutível se isso afeta a qualidade da atuação em si. Ainda assim, devido à noção de percepção que a dublagem japonesa é geralmente de maior qualidade, muitos fãs preferem escutar a faixa de áudio em japonês durante o jogo, mesmo se eles não falam ou entendem a língua japonesa. Portanto, o undubbing atende a um público que não fala o idioma original ou não domina bem o suficiente para apreciar o texto não traduzido em uma versão importada do jogo original, mas ainda prefere o áudio original, pelas razões acima mencionadas.

A UNDUB Social Club não apóia a pirataria, esperamos que tenha o jogo original para utilizar as ROMs que são disponibilizadas. Não somos responsáveis por nenhum dano que possa ocasionar devido ao mau uso das ROMs.